Sex, Maio
Quarta, 10 Dezembro 2014 14:41

Mutirão da Dengue beneficia região do Jardim União

O “Mutirão da Dengue”, ação que tem como objetivo o combate e a prevenção à proliferação do mosquito transmissor da dengue, foi realizado, na terça-feira (09/12) e quarta (10/12), nos bairros Bom Retiro e Jardim União.

A ação, promovida pela Prefeitura de Bebedouro por meio da Garagem Municipal em conjunto com as equipes do Departamento Municipal de Saúde, visa orientar e auxiliar os moradores na retirada de entulhos evitando possíveis focos da dengue.

Para atingir esse objetivo, os agentes do município visitam as casas, realizam nebulizações, bloqueios e controle de criadouros.

De acordo com Joice Fagundes Saglio, enfermeira responsável pela unidade de saúde ‘’João Carlos Galhardo‘’, essas ações são de extrema importância para conscientização da população.

Além do trabalho de prevenção aos possíveis focos, os agentes alertam que a população deve ficar atenta aos possíveis sintomas da doença como forte dor de cabeça, perda de apetite, manchas e erupções na pele (semelhante ao sarampo), náuseas e vômitos, moleza e dores nos ossos e articulações.

O tempo médio do ciclo, o intervalo entre a picada e a manifestação da doença, é de 5 a 6 dias, mas os sintomas costumam se manifestar a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima.