Sex, Abr
Segunda, 29 Dezembro 2014 20:27

Encerramento do Ciclo de Encontros com equipe de Saúde de 2014

No anfiteatro do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, foi realizada mais uma reunião do Ciclo de Encontros, que vem reunindo os profissionais das várias áreas da Saúde, para a discussão dos problemas e busca por soluções acerca das questões do SUS em Bebedouro.

Segundo Maria Aparecida Silva, diretora do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS, afirma que esse é um dispositivo da política social de humanização da gestão coletiva, que visa o planejamento e a avaliação de mudanças sem custo, a partir do diálogo entre os próprios funcionários. “Esse é um aprendizado que acontece através da articulação dos trabalhadores fazendo assim a gestão do sistema”, finaliza a diretora.

Para Maria Elenice Vicentini, enfermeira sanitarista convidada para o trabalho de assessoria, acompanhamento e apoio na região de Barretos, esta é uma ação muito importante já que Bebedouro conta com uma equipe de profissionais voltados para a área da Saúde Pública, dentre os 18 municípios da região. “Estamos caminhando na busca de melhorias no serviço para atender melhor o usuário”, afirma a enfermeira.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Junqueira, que representou o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, na reunião de encerramento do ano, parabenizou a gestão administrativa e relembrou a avaliação positiva do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) realizada com as onze equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal, que tiveram uma aprovação de 92% pelos técnicos do programa. De acordo com a avaliação, 92% das Unidades de Estratégia de Saúde da Família com Saúde Bucal de Bebedouro, apresentam atendimento acima da média.

A presidente do conselho, afirma que ainda existem muitos reajustes a serem feitos, mas fazendo referência a uma citação de Augusto Cury, relembra que “As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes”, finaliza.