Seg, Maio
Segunda, 26 Janeiro 2015 13:26

Ação de Cidadania é exemplo de solidariedade, respeito à vida e ao próximo

Ação de Cidadania é exemplo de solidariedade, respeito à vida e ao próximo Ação de Cidadania é exemplo de solidariedade, respeito à vida e ao próximo Foto - Beatriz Fernandes

A Prefeitura de Bebedouro realizou no sábado (23/01), a 1ª Campanha de Doação de Sangue, intitulada, "Ação de Cidadania" com o objetivo de sensibilizar e incentivar a população quanto ao ato de doar sangue, ação que ajuda a salvar vidas.

O Hemonúcleo de Bebedouro, localizado em anexo ao Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, recebeu 34 candidatos e 1 novo cadastro de doador voluntário de medula óssea. O sangue é recolhido de doadores de toda a região e posteriormente encaminhado para o Hemocentro da cidade de Ribeirão Preto, onde passa por análises e é destinado as unidades de saúde.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, participou da campanha ao lado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Galvão, e também do diretor do Departamento Municipal de Saúde, Eurico Medeiros.

Sílvia Gentini de Carvalho, acompanhada da filha Dalila Manuela Gentini, doou sangue pela primeira vez e afirma estar satisfeita com o ato. “Foi uma experiência muito boa. Eu estava com medo mas foi muito tranquilo”, afirma a doadora de sangue O negativo.

A filha já é doadora a um ano e ressalta a importância da doação como forma de ajudar a quem precisa. “Seria muito bom que mais pessoas viessem doar e se conscientizarem da grandeza dessa ação, é algo muito gratificante” diz Dalila.

A Assistente do Fundo Social, Talita Ferrari, participou da ação. "Acho de grande valia uma ação para incentivar também os funcionários da prefeitura, é importante participar e unir forças" finaliza.

Cuidados após a doação
Após a doação de sangue, o doador deve seguir algumas orientações e cuidados, que incluem, logo depois do momento da coleta, um período de descanso de 15 minutos e para reposição de líquidos. Ainda nas próximas 24 horas à doação, o doador não deverá molhar o curativo por aproximadamente quatro horas, deverá aumentar a ingestão de líquidos e não poderá fumar ou ingerir bebidas alcoólicas por duas horas após a doação.

No mesmo dia da doação, também é recomendado que o doador não carregue peso ou faça força com o braço em que foi feita a coleta, não pratique esportes e que não faça esforços físicos, sobretudo atividades de risco.

Se após a saída do local de doação o doador apresentar alguma reação e necessitar de atendimento médico, verificar o aparecimento de mancha roxa ou dor contínua no braço em que foi feita a coleta, a orientação é para que procure o pronto-atendimento mais próximo.

Para doar sangue
Para fazer a doação, o interessado pode comparecer, de terça-feira à sábado, das 7h00 às 11h30, diretamente no Hemonúcleo de Bebedouro, que fica anexo ao Hospital Julia Pinto Caldeira. É possível agendar horário de doação mediante atendimento pelo telefone (17) 3342 8817.