Seg, Maio
Segunda, 23 Fevereiro 2015 05:10

Reunião debate desenvolvimento do Plano Municipal de Acessibilidade em Bebedouro

Na manhã de sexta-feira (20/02), na Casa dos Conselhos (Anel Viário), aconteceu a reunião que debateu o Plano Municipal de Acessibilidade em Bebedouro.

Para o coordenador de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Sérgio Marim, o plano é uma maneira democrática onde as pessoas têm a possibilidade de participar e dar suas opiniões nos trabalhos relacionados à causa da pessoa com deficiência no município. “Com a conclusão desse plano teremos uma parceria muito grande com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com verbas para realização de um trabalho melhor”, finaliza Marim.

O Plano Municipal de Acessibilidade de Bebedouro aborda as questões de Educação Inclusiva, Saúde Acessível, Esporte Adaptado e outros aspectos como a qualidade de vida, autonomia, participação e integração das pessoas com deficiência, todos colocados dentro do plano de forma vasta e ampla, abordando os variados departamentos municipais que atendem à causa.

A reunião foi ilustrada por um vídeo apresentado pela Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana que mostrou trechos das atividades desenvolvidas principalmente durante a Semana de Prevenção às Deficiências.

A comissão do Plano Municipal de Acessibilidade é composta por membros da área governamental, como integrantes da Coordenadoria Executiva de Acessibilidade; Departamento Municipal de Esportes; Engenharia; Saúde; Promoção e Assistência Social; Trânsito e da Secretaria de Educação. Além de membros não-governamentais e representantes de associações do município como o CMAPDB (Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro), Conselho Municipal da Cidade, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AVIDA (Associação de Valorização Integral do Deficiente Auditivo), AMO (Associação Menina dos Olhos), ADB (Associação dos Deficientes Bebedouro) e Movimento Superação.

Onivaldo Cunha Júnior, presidente do CMAPDB afirma estar feliz com o desenvolvimento do Plano e confia na administração para sua implementação. “Desejamos que o plano não seja apenas algo no papel, e acreditamos na administração para sua melhor aplicação em nossa cidade”, finaliza Júnior.

A vereadora Sebastiana Tavares, relembra as dificuldades enfrentadas por toda a administração municipal e reforça o apoio da Câmara Municipal de Bebedouro. “Estamos trabalhando duro e juntos, pois somente assim vamos conseguir realizar todas as ações necessárias para que se continue melhorando a realidade dos deficientes em nossa cidade”, finaliza a vereadora.

O vereador Juliano César também esteve presente e reforçou seu apoio a causa. “Estamos com a atenção voltada também às pessoas com deficiência em nosso município, essa é uma causa de todos nós”, afirma o vereador.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, parabeniza os membros da comissão e ressalta os trabalhos desenvolvidos pela administração na área da acessibilidade. “A acessibilidade não é apenas construir uma rampa, os projetos desenvolvidos desde o início da administração como a Semana de Prevenção às Deficiências, Educação Inclusiva e a importância do envolvimento e participação de toda a comunidade são um compromisso que nós temos com vocês.” E relembra ainda a conquista do transporte coletivo 100% adaptado em Bebedouro. “São mudanças no comportamento e na postura de nossa cidade, estamos trabalhando com honestidade e é assim que as coisas vão continuar acontecendo”, finaliza Galvão.