Dom, Abr
Segunda, 02 Março 2015 05:51

Prestação de contas do Departamento Municipal de Saúde é realizada na Câmara Municipal de Bebedouro

Na quinta-feira (26/02) a Prefeitura de Bebedouro por meio do Departamento Municipal de Saúde prestou contas à população e a imprensa em audiência pública realizada na Câmara Municipal.

O diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, esteve acompanhado de Pedro Belarmino Silva, do setor Contábil da administração municipal durante a apresentação dos resultados financeiros referentes ao terceiro quadrimestre de 2014. Os servidores foram questionados a respeito da situação financeira da saúde pública incluindo a situação dos casos de Dengue no município. O diretor municipal esclareceu discorrendo sobre as medidas que o município já vem tomando em relação a esse quadro. “Dengue hoje é uma questão de saúde pública em todo o estado”, relatou Medeiros.

Também foram abordadas as despesas em relação a ações judiciais que em 2014 renderam um montante de 1 milhão e meio de reais. Outros aspectos questionados pelos presentes em relação aos gastos da saúde no município de Bebedouro foram explicados pelo diretor na forma de apresentação das ações tomadas pelo departamento, como o gasto com transporte de pacientes para tratamentos em outras cidades. “Transportamos cerca de 5 mil e 500 pacientes para atendimento em toda a região, isso gera um gasto de combustível e manutenção constante de veículos”, afirmou o diretor. “Administrar a saúde é algo complexo, existe uma cobrança da população em busca de seus direitos e nós temos muita demanda com pouco repasse de recursos”, finaliza.

Em linhas gerais foram apresentadas dificuldades e sugeridas medidas para melhorar a situação do quadro no município, como a ampliação das unidades de saúde - serviço esse que já vem sendo desenvolvido gradativamente pelo departamento –, um investimento mais adequado em prevenção, além de uma reivindicação por um aumento no repasse do SUS.