Qui, Maio
Quinta, 19 Março 2015 05:42

Ação de combate à Dengue mobiliza a cidade

Foi realizada na Prefeitura de Bebedouro uma reunião para apresentação do plano de ações que recebeu o nome de “Unidos Contra Dengue”.

Uma das ações preventivas que é o mutirão, acontecerá no domingo (29/03) com saída prevista para as 7 horas da manhã em frente à Estação Cultura.

O “Unidos Contra a Dengue” convida voluntários de toda a cidade para uma ação de conscientização e sensibilização do combate à doença em nosso município. Durante toda a manhã, equipes coordenadas por funcionários da saúde estarão, simultaneamente, em todos os bairros da cidade distribuindo folhetos informativos e orientando os moradores em relação as medidas de prevenção e eliminação dos focos e criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão ao lado do vice-prefeito, Rômulo Camelini, do diretor municipal de Saúde, Antônio Carlos Feltrin e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sabrina Luz Ferrão apresentaram as estatísticas dos últimos anos e ações previstas.

Mutirão de limpeza - Conscientização e prevenção da doença, eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti e limpeza de “entulhos” das residências. Envolvimento da comunidade, entidades, militares, Corpo de Bombeiro, Tiro de Guerra, escoteiros e Departamento Municipal de Saúde.

Varredura da Dengue - Redução do número de casos no município, conscientização e prevenção da doença, eliminação do maior número possível de criadouros e nebulização após varredura casa a casa.

Envolvimento de agentes de vetores, agentes de ESF e SUCEN.

Pronto atendimento de Dengue - Uma ala do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira já está sendo destinada exclusivamente para atendimento específico à Dengue com a realização de triagem, hidratação, exame de sangue simplificado no próprio local e orientações a cerca de prevenção além monitoramento do paciente.

Fumacê, retorno do procedimento com objetivo de  diminuir a transmissão da doença exterminando o mosquito adulto contaminado.

Educação ambiental nas escolas - Conscientização e sensibilização dos alunos, familiares e vizinhos por meio de noções de prevenção e combate à Dengue em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na sexta-feira (27/03) todas as escolas das redes municipais, estaduais e privadas da cidade realizarão, também simultaneamente, ações de conscientização com os alunos, por meio de panfletagem e orientações didáticas realizadas pelos próprios professores e gestores.

Galvão ressalta a importância do envolvimento de toda a população, visando diminuir o número de casos no município. “Precisamos do maior número possível de voluntários, pois somente com o apoio e a união de todos vamos conseguir”, afirma.

As ações de combate à Dengue no município de Bebedouro já tiveram início na quarta-feira (04/03). Cerca de 120 funcionários da saúde estão vistoriando as casas, sendo que neste período já foram visitadas 4.469 das quais foram encontrados 132 focos de proliferação do mosquito, e 256 criadouros.

Lido 7672 vezes Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 10:36