Qui, Maio
Sexta, 20 Março 2015 05:16

Continua ciclo de palestras sobre a água em Bebedouro

Continua ciclo de palestras sobre a água em Bebedouro Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A assistente social, Sílvia Mara Gil e o diretor do SAAEB, Gilmar Feltrin estiveram na Escola Estadual José Francisco Paschoal na quarta-feira (18/03) aplicando a palestra sobre a situação da água no município de Bebedouro.

A palestra voltada aos alunos do Ensino Médio apresentou a crise hídrica vivenciada, principalmente, na região sudeste do país.

De acordo com os dados apresentados, cerca de 50 a 70% uso da água consumida é fruto de desperdício. Também foram expostos dados de consumo como 150 litros gastos a cada lavagem roupa na máquina, 18 litros a cada 3 minutos de torneira aberta, 7 a 10 litros por descarga no banheiro, 100 litros para se lavar um carro, 180 a 750 litros gastos com uma torneira gotejando, para lavar a calçada são gastos em média 120 litros de água, para lavar a louça 240 litros.

Diante de tais dados foram apresentadas situações alternativas para uso consciente da água, como o reuso desse bem precioso. Uma alternativa é o reaproveitamento da água dispensada pela máquina de lavar roupas, que por meio de uma mangueira é despejada em um recipiente tampado, evitando assim a possibilidade de desenvolvimento de criadouro da Dengue. Também pode ser aproveitada a água da chuva usando-se do mesmo procedimento.

O diretor apresentou os números de consumo no município e também meios alternativos para que a situação não piore com o tempo, como a preservação da mata ciliar de nossas nascentes, explicando os projetos “Nosso Lago, Nosso Orgulho” e “Mata Viva”. A palestra terminou com a apresentação de vídeos institucionais.

A série de palestras realizadas em diversas escolas do município seguem o slogan: “Bebedouro, juntos por um consumo inteligente”.