Qua, Maio
Terça, 02 Junho 2015 05:18

Maio Amarelo mobiliza população de Bebedouro

Maio Amarelo mobiliza população de Bebedouro Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro e empresas privadas realizaram, no sábado (30), uma caminhada de conscientização por um trânsito mais seguro. O movimento internacional Maio Amarelo reuniu cerca de 1.500 pessoas, saindo da Prefeitura Municipal, passando pelas ruas do comércio. O objetivo é alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O movimento convidou a população de todo o mundo a salvar 5 milhões de vidas até 2020. “A prefeitura aderiu ao Maio Amarelo, por toda sua importância. Estamos perdendo muitas pessoas, em especial jovens, no trânsito A conscientização de um trânsito seguro foi enfatizada em maio, mas deve ser lembrada o ano todo. Nossos professores realizaram atividades educativas e o departamento de tráfego se mobilizou nesta causa”, afirma o prefeito Fernando Galvão.

A idealizadora do movimento em Bebedouro, Lúcia Helena Michelon, alertou sobre o alto índice de acidentes no país. “O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou este como a ‘década em defesa na vida para o transito’. Nosso objetivo é divulgar o Maio Amarelo, mobilizar empresários para educar funcionários e clientes para um transito mais seguro. Hoje perdemos nossos jovens no trânsito. A vida não é descartável, deve ser conduzida, poupada.”, enfatiza a empresária.

Maio Amarelo - O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo diversos segmentos. O “MAIO AMARELO” estimula a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Laço amarelo - A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.