Qui, Maio
Sexta, 26 Junho 2015 05:36

Bebedouro sanciona Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Fernando Galvão. Os primeiros trabalhos iniciaram em junho de 2014, com a publicação da primeira portaria organizando os trabalhos e, depois de um ano de discussão, foi transformado na lei de número 5000/2015.

De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, apenas metade dos municípios e apenas 4 das 27 unidades federativas conseguiram concluir o PME na data limite, que expirou no dia 24 de junho. “Bebedouro tem excelentes profissionais na área educacional. Fico feliz por ver nossa cidade entre as que conseguiram abrir o debate e convidar a popular para discutir um dos temas mais importantes: os rumos educacionais de uma cidade. Quero agradecer todo o empenho da nossa equipe”, elogia o prefeito Fernando Galvão.

Embora não haja sanções ao município que não elaborou o plano dentro do prazo, a supervisora de ensino Rejane de Oliveira afirma que o município que tem o seu sistema educacional organizado pode ter prioridade no repasse de recursos financeiros do governo federal (Plano de Ações Articuladas – PAR).

A diretora administrava e financeira da Secretaria de Educação, Rosangela de Barros Toledo, explica que muitos municípios contrataram assessoria educacional especializada para elaborar o plano, o que não ocorreu em Bebedouro, uma vez que os próprios profissionais da educação contribuíram diretamente para elaboração do documento.

Amplo debate - No município foram realizadas reuniões com os professores, duas audiências públicas e duas plenárias para discussão das metas e estratégias do PME, além dos encontros com representantes do Fundeb, do Conselho Municipal de Educação, Comissão de Organização e Equipe Técnica. Durante a aprovação na Câmara Municipal, os vereadores elogiaram a forma como foi construída o PME.