Seg, Abr
Terça, 08 Dezembro 2015 09:57

Documentário “Lugares da Memória” será lançado dia 10, em Andes

Moradores contam histórias do povoado

Tradição, fé, família, lembranças. Esses são alguns relatos presentes no projeto da Prefeitura de Bebedouro, intitulado “Lugares da Memória” – Povoado de Andes, que será lançado no próximo dia 10 de dezembro, às 20h, no salão paroquial João Paulo II, em Andes. O lançamento reunirá moradores, convidados, imprensa e autoridades.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura e da Escola Alfredo Naime, em parceria com o  Louis Dreyfus e a Secretaria da Educação de Bebedouro. Idealizado e dirigido pelo historiador  Rogério Carlos Fábio, contou com o apoio de Rodrigo Gomez, responsável pela gravação e edição do documentário.

“A ideia de produzir o documentário surgiu quando percebemos a ausência de informações escritas sobre a história do povoado. Por determinação do prefeito Fernando Galvão, cumprimos a função de preservar a memória local e promover o encontro dos moradores com uma parte de sua história”, explica o historiador do Departamento de Cultura, Rogério Carlos Fábio.

Para a diretora da Emeb Alfredo Naime e responsável pelo projeto Sueli Aparecida Ocasso, “o documentário permitirá que os alunos e moradores  tenham acesso as informações coletadas  e, assim, colaborarem com a recuperação da memória do povoado de Andes”, afirma.

O POVOADO - O Povoado de Andes é um vilarejo com cerca de 400 habitantes no município de Bebedouro, no estado de São Paulo. É ligado ao distrito sede pela Rodovia Fabiano Zacarelli, distante cerca de 11 quilômetros ao sul da cidade de Bebedouro e a 14 quilômetros do centro da cidade. Está também a cerca de nove quilômetros do município de Taiúva. É considerado como área urbana, embora não seja oficialmente um distrito.

O povoado possui uma escola municipal (Escola Alfredo Naime), uma igreja católica (Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro), uma unidade de ESF (Estratégia e Saúde da Família), um minimercado, um posto de combustível e uma praça central, denominada Nossa Senhora Aparecida.  Teve problemas de abalos sísmicos, de leve intensidade, entre 2004 e 2005.

Mais informações pelo telefone (17) 3343-3472.