Qui, Mar
Segunda, 11 Abril 2016 05:06

Fernando Galvão inaugura 1ª UPA de Bebedouro

Fernando Galvão inaugura 1ª UPA de Bebedouro Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Bebedouro viveu um dia histórico nesta sexta-feira (08). O prefeito Fernando Galvão entregou a 1ª UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, equipada e habilitada para atendimento de urgências e emergências. A unidade recebeu o nome de Dr Manoel Joaquim dos Reis, um respeitado médico bebedourense das décadas de 60 e 70.

“É uma conquista muito importante para nossa cidade. Após muita luta conseguimos habilitar nossa UPA e, com isso, receber cerca de R$ 2 milhões ao ano. O recurso irá aliviar as despesas e proporcionar novas melhorias na saúde. Em época de crise é uma conquista fantástica. Estou muito feliz e agradecido pelo empenho de toda equipe”, comemora Galvão.

O município irá receber cerca de R$ 175 mil ao mês – R$ 2 milhões ao ano. O Ministério da Saúde enquadrou o antigo Pronto Socorro como UPA Porte II, unidades destinadas a cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, com capacidade de atender até 300 pacientes por dia, em 9 a 12 leitos de observação.

O diretor de Saúde, Antônio Carlos Feltrin, informa que Bebedouro já segue as normas de atendimento destinados as UPAs. “A Prefeitura reformou o prédio, adequou a planta e os procedimentos internos, na busca pela habilitação. Não medimos esforços para enquadrar nossa unidade”.

O vice-prefeito, Rômulo Camelini, o presidente da Câmara Municipal, Beto Mazzeu, e familiares do homenageado Dr Reis participaram da cerimônia.

Habilitação - O prefeito Fernando Galvão, depois de várias idas a Brasília, em reuniões no Ministério da Saúde, conquistou a habilitação da UPA no final do ano passado. A Prefeitura lutava, desde 2013, para a habilitação do prédio, anexo ao Hospital Municipal, já que a obra da UPA foi envolvida em graves irregularidades envolvendo a administração passada, o que motivou o embargo do prédio pelo Ministério Público. Após o processo burocrático, o Departamento de Saúde assinou, a solicitação ao Ministério da Saúde. A habilitação foi publicada na portaria Portaria nº 1.639, publicada no Diário Oficial da União.

UPA - Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-8100.