Qua, Maio
Quarta, 01 Junho 2016 14:51

População escolhe como "Parque da Família" o nome do novo espaço no Lago

Inauguração será no dia 05 de junho, às 10h

A Prefeitura de Bebedouro trabalha nos últimos detalhes para a entrega da 2ª etapa da Revitalização do Lago Artificial. O prefeito Fernando Galvão realizou uma enquete para a escolha do nome para a região próxima ao sambódromo. Os alunos nas escolas votaram em cédulas e a população no site oficial da prefeitura. Por maioria dos votos, a área será denominada como "Parque da Família".

O prefeito anunciou, nesta terça-feira (31), mais uma novidade, desta vez voltada aos adultos: a construção de uma ecoacademia. "Mais uma conquista. Teremos Lago totalmente revitalizado, com espaço especial para crianças e adultos. O lago já foi desassoreado, ganhou chafariz, ciclovia, pista de caminhada. Nesta fase vamos inaugurar pedalinhos, ecoparque, ecoacademia, minicidade de trânsito, sambódromo e trilha ecológica", comemora Galvão. "O nome escolhido pela população resume o espírito do nosso projeto, um lugar abandonado há mais de 10 anos, que agora é devolvido as famílias bebedourenses", completa.

Ecoacademia, minicidade, trilhas, novos bancos e ciclovias estão em fase final. "Nosso lago ficará ainda mais encantador com os pedalinhos. Já instalamos um lindo chafariz, agora serão pedalinhos para deixar os finais de semana das nossas crianças ainda mais especiais", afirma o prefeito e idealizador do projeto Galvão.

Reservatório de água – A obra também foi importante para enfrentar a maior crise hídrica dos últimos anos. O lago foi transformado em um grande reservatório de água e, após entrar em operação, evitou o racionamento de água no segundo semestre de 2015. O Lago Artificial já é capaz de bombear água para a estação de tratamento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) instalou quatro bombas, que captam cerca de 200 m³ por hora. A água é enviada para a CAP 1, no Jardim Três Marias.

Enchentes - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). "O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. Foi uma obra importante para abastecimento de água. Hoje já conseguimos retirar 200 m³ por hora para abastecer Bebedouro", finaliza Gilmar Feltrim, diretor do Saaeb.