Qui, Abr
Quarta, 22 Junho 2016 14:40

Prefeitura solicita credenciamento do SAMU Regional

Prefeitura solicita credenciamento do SAMU Regional Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Serviço irá modernizar o atendimento 24h na região

A Prefeitura trabalha para melhorar cada vez mais o atendimento na saúde pública. O prefeito municipal, Fernando Galvao, acompanhado do vice prefeito Romulo Camelini e do vereador Valdecir Ramos de Castro, o Sensei, estiverem em Brasília nesta terça (21), no Ministério da Saúde, para solicitarem o credenciamento do SAMU Regional - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na audiência, com a presença do deputado federal Ricardo Izar, a comitiva de Bebedouro entregou o projeto do SAMU e solicitou o credenciamento do serviço diretamente ao Ministro da Saúde, Dr. Ricardo Barros, serviço este que estará disponível para atender Bebedouro, Monte Azul Paulista, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

O projeto foi pela RRAS 13. “Gerir a saúde pública é um enorme desafio no Brasil. Em Bebedouro estamos trabalhando muito para trazer mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento aos nossos pacientes. Mais uma vitória para Bebedouro”, comemora o prefeito Fernando Galvão, que completa: “São oito municípios contemplados. Vamos dividir a conta com outros sete municípios. Em época de crise, buscar parcerias é fundamental”.

A prefeitura está finalizando a criação do Consórcio Intermunicipal, que irá viabilizar o SAMU. A conta do serviço será dividida entre as cidades, proporcionalmente ao número de seus habitantes. “Monte Azul Paulista, Taiaçu, Taiúva Viradouro estão finalizando a entrada no consórcio, que deve acontecer em breve”, informa o vice prefeito Romulo Camelini.

A Central de Regulação ficará localizada em Bebedouro. “A Prefeitura deve investir cerca de R$ 170 mil, que será dividido com os outros municípios. Nossa cidade será a sede e ganhará uma unidade avançada e uma unidade básica do SAMU, disponível para a população 24horas”, completa o diretor de saúde, Dr. Feltrin.

A unidade de Bebedouro terá modernas ambulâncias – uma para cada cidade, sistemas de rádio e informática, médicos e enfermeiros. Todas as unidades estão equipadas com equipamentos de resgate.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Consórcio - O Consórcio Intermunicipal prevê a união entre as prefeituras. Um dos pontos cruciais é a divisão das verbas públicas entre as cidades. Bebedouro recebe pacientes de vários municípios da região, mas arca sozinha com os custos. Com o consórcio, as despesas serão divididas. A Prefeitura e o COSEMS/SP - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, deram o ponta pé inicial para criação do Consórcio, em 2015. Prefeitos e secretários municipais de oito cidades se reuniram para esclarecer dúvidas sobre o projeto.