Ter, Maio
Quinta, 27 Outubro 2016 07:44

Saúde participa de Semana de Conscientização da Epidermólise Bolhosa

Saúde participa de Semana de Conscientização da Epidermólise Bolhosa Foto: Assessoria Municipal de Imprensa

A Prefeitura, através do Departamento de Saúde, realizará até a segunda-feira, 31 de outubro, a distribuição de panfletos informativos referente a “Semana de Conscientização da Epidermólise Bolhosa”. A distribuição dos panfletos será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A epidermólise bolhosa é uma doença genética que atinge crianças, jovens e adultos. Ela é caracterizada pela fragilidade da pele e da mucosa por causa de uma alteração na síntese de proteínas que unem as camadas da pele. Sem essa proteína a camadas da pele se separam muito facilmente, sob qualquer pressão ou atrito. Por isso, as áreas de dobras e extremidades costumam ser mais sensíveis, assim como mucosas labial e ocular. Nesse sentido, prejudica a realização de movimentos. Mesmo assim, as crianças não tem restrição para frequentar a escola e as atividades físicas podem ser discutidas com o médico que faz o acompanhamento.

A doença se apresenta em três tipos: simples, distrófica e juncional. Na forma simples, as bolhas são bem dolorosas, mas a cicatrização não deixa grandes danos permanentes e as crianças tendem a melhorar a medida que a idade avança. Na distrófica, as bolhas surgem espalhadas, são constantes e deixam cicatrizes. A juncional é a mais grave, atinge o esôfago, estômago, duodeno, intestino, fazendo que o paciente tenha lesões internas e não consiga deglutir ou digerir os alimentos.