Sex, Abr
Sexta, 18 Novembro 2016 11:45

Campanha Fique Sabendo fará teste de HIV e Sífilis

Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde - Programa Municipal de DST/Aids-, participa entre 25 de novembro e 1º de dezembro, da 9ª Campanha Estadual Fique Sabendo que fará a testagem do HIV e da Sífilis, com o objetivo de prevenção e acesso a um diagnóstico precoce das doenças, possibilitando o tratamento e os cuidados necessários.

No dia  25 de novembro (sexta-feira), abertura da campanha, das 8h às 16h, equipe do Programa Municipal de DST/Aids estará realizando evento no comércio, na rua Dr. Oscar Werneck entre as ruas São João e Cel. João Manoel. O trabalho prossegue nas Unidades de Saúde e no SAE (Serviço de Assistência Especializada), onde será disponibilizado a testagem rápida para HIV e Sífilis, com o resultado saindo em poucos minutos, com a coleta feita de segunda a sexta–feira, das 7h às 16h. Funcionários do Departamento Municipal de Saúde, já treinados, colaborarão com a equipe do Programa Municipal de DST/Aids.

A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Dra. Iara Maria de Brito Ramalho Luz orienta a população a aderir à campanha, fazer o teste e contribuir para diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/AIDS. “O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de amostra de sangue, com a garantia do sigilo nos resultados. Importante destacar que para realizar o exame nos dias da campanha não é necessário pedido médico, nem estar em jejum”, ressalta a médica, que lembra que adolescentes acima de 12 anos podem realizar o exame anti – HIV, não sendo necessário a autorização ou o acompanhamento do responsável.

A Campanha visa estimular a população a realizar o teste de aids, principalmente para quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela aids (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).

Mesmo com os avanços e o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/aids muitas pessoas não conhecem seu status sorológico.  O diagnóstico tardio contribui para a morte de sete pessoas por aids todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a aids é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.

O HIV

Pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação; ou por transfusão de sangue.

A Sífilis

As principais formas de transmissão são o contato sexual e a transmissão vertical para o feto durante a gravidez de uma mulher contaminada. Neste último caso, o feto sofre de sífilis congênita, que tem sinais e sintomas diferentes da sífilis clássica, por afetar o ser humano durante a sua fase de crescimento.