Qua, Abr
Segunda, 20 Fevereiro 2017 08:09

Bebedouro participa do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti da EPTV

Bebedouro participa do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti da EPTV Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Sábado (18), foi dia de participar do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, uma iniciativa da EPTV, que contou com 66 cidades de cobertura da emissora em Ribeirão Preto. Em Bebedouro, além do mutirão de limpeza nos bairros, também fizeram parte das ações, palestras aos estudantes da rede municipal de ensino, para que se tornem multiplicações de atividades de prevenção ao mosquito.

As palestras aconteceram na quarta e quinta-feira, ministradas pela pedagoga da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, Ellen Luciana dos Santos Ribeiro, para estudantes dos 4º e 5º anos das Emeb Paulo Rezende Torres de Albuquerque - no Residencial Bebedouro, Emeb Stélio Machado Loureiro – centro, Emeb João Pereira Pinho – Jd. Tropical e Emeb Prof. Octávio Guimarães de Toledo – Jd. Alvorada, detalhando o projeto “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”, que falta de medidas de prevenção aos possíveis criadouros do mosquito que transmite dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Durante o mutirão nos bairros Alvorada, Cruzeiro, Casagrande, Jd. Do Bosque, Esplanada e Talarico, os agentes de Vetores e Zoonoses, com apoio da garagem municipal, fizeram a vistoria em 1.500 residências, encontrando oito focos do mosquito. A ação envolveu 80 pessoas e contou com quatro caminhões para a retirada de entulhos.

Os criadouros do mosquito foram encontrados em bebedouros para animais, bandeja de geladeira, vaso de plantas, vaso sanitário, caixa d’água, banheira, pingadeira, churrasqueira. Até o momento, Bebedouro registra um caso positivo de dengue.

Para o prefeito, Fernando Galvão, a parceria da população no combate ao Aedes é muito importante, pois é ela quem diariamente faz a vistoria em sua casa e local de trabalho. “É importante a conscientização da população. Estamos em um período de chuvas, acumula muita água e não é porque diminuíram os casos de dengue que deixaremos de fazer o nosso trabalho. Essa foi mais uma manhã de conscientização e limpeza”, frisou Galvão lembrando que a Prefeitura faz constantemente o mutirão de limpeza e visita aos domicílios, além de utilizar pulverização com larvicida biológico doado pelas Coopercitrus, Credicitrus e Granol.

“Este é o 2º Mutirão da EPTV que participamos, tivemos boa receptividade da população, a presença do prefeito, da primeira dama e de representantes da Sucen de Barretos. Esse trabalho já é realizado em nossa rotina durante a semana, e hoje intensificamos nesses bairros, pois próximo tivemos um caso positivo”, detalhou Regina Melanda, coordenadora de Vetores e Zoonoses.

Na opinião da diretora de Saúde, Sonia Junqueira, todas as ações servem para intensificar o trabalho de prevenção ao mosquito da dengue. “Não podemos achar que por ter diminuído os casos de dengue, que por termos menor número de que nos anos anteriores, podemos descuidar”, ressaltou.