Sex, Abr
Segunda, 13 Março 2017 10:40

Carretas do Hospital de Câncer de Barretos atendem no Centro e Jardim Aeroporto

Carretas do Hospital de Câncer de Barretos atendem no Centro e Jardim Aeroporto Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Nesta segunda-feira, 06 de março, as carretas do Hospital de Câncer de Barretos iniciaram os atendimentos de mulheres, que residem nas proximidades das unidades básicas de saúde da área central e Jd. Aeroporto e bairros vizinhos. Foram disponibilizados exames de mamografia, Papanicolau, boca e colorretal – que pela primeira vez é oferecido à população.

Sônia de Paula Panzeri, de 51 anos, realizou o exame na carreta pela primeira vez mas já passava pelos exames preventivos constantemente. “Acho muito importante prevenir o surgimento da doença, pois já convivi com pessoas que até morreram de câncer”, diz Panzeri.

Maria Antônia Pavani, de 68 anos, desde as primeiras passagens da carreta pela cidade aderiu a essa prevenção, e pretende continuar. “Aqui na carreta o atendimento é muito rápido e após os exames posso ficar tranquila porque sei que estou me prevenindo”, afirma a munícipe.

Lucia Pereira dos Santos, de 52 anos, afirma que sempre que a carreta passa pela cidade aproveita essa oportunidade que além de ser prática ajuda na prevenção e a salvar vidas.

Alice Josefina Maestro, de 69 anos, enfatiza que já utilizou os serviços da carreta em outras ocasiões e foi muito bem atendida, sendo realizado todos os procedimentos necessários, quando foi detectado uma pequena alteração e após detalhado estudo nada foi encontrado.

O agendamento deve ser feito na unidade mais próxima à residência do munícipe. É preciso levar cópia do cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

A mamografia deve ser feita por mulheres entre 40 e 69 anos e o papanicolau por mulheres entre 25 e 64 anos. O exame de colorretal - feito por meio de teste para detecção de sangue oculto nas fezes – é para homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, e o de boca – para pessoas de ambos os sexos partir dos 40 anos, que fumam ou bebem ou que tenham abandonado estes hábitos há pelo menos 10 anos.

A carreta permanecerá no Jardim Aeroporto até a terça-feira, 07 de março, e atenderá das 7h ás 20h e no Centro até a sexta-feira, 10 de março, das 7h às 15h.