Sex, Maio
Segunda, 13 Março 2017 12:11

Prefeitura apoia atividades do Dia Internacional do Rim

Prefeitura apoia atividades do Dia Internacional do Rim Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O IBENE (Instituto Bebedouro de Nefrologia) com o apoio da Prefeitura de Bebedouro e em parceria com o Senac e Unifafibe, realizaram nesta quinta-feira, 09 de março, atendimentos gratuitos à população na Praça Barão do Rio Branco, Concha Acústica, referentes ao Dia Internacional do Rim, sob o tema, “Doença Renal e Obesidade - Estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

Na ocasião, profissionais da saúde, prestaram serviços como: aferimento de pressão, medição da altura, pesagem, testes de glicose, coleta de urina para exames de infecções, além de distribuição de panfletos e orientações sobre a prevenção às doenças renais.

A diretora do Departamento de Saúde, Sonia Junqueira Franco, acompanhou os atendimentos, e observou que os bebedourenses já mantem o hábito de se prevenirem, realizando especialmente no Dia Internacional do Rim e exames necessários. “Essas parcerias são extremamente benéficas para todos, pois garante uma saúde de ainda melhor qualidade, além de elevar Bebedouro por possuir um dos melhores tratamentos para doenças renais”, comenta a diretora.

Antônio Carlos Latorre, de 59 anos, já sofreu com problemas renais, por isso, sempre realiza exames preventivos. “É muito importante cuidar da saúde, e como já sofri com pedra nos rins, incentivo a todos a não descuidarem da saúde”, diz Latorre.

Cresolita dos Santos Fernandes, de 53 anos, acredita que esses exames devem ser feitos sempre, pois a vida é muito preciosa e a cidade oferece recursos para a prevenção e tratamento.

As doenças renais podem se manifestar, através dos sintomas: pressão alta; inchaço ao redor dos olhos e nas pernas; fraqueza constante; náuseas e vômitos frequentes; dificuldade de urinar; queimação ou dor quando urina; urinar muitas vezes, principalmente à noite; urina com aspecto sanguinolento; urina com muita espuma; dor lombar que não piora com movimentos e histórico de pedras nos rins.

Sendo recomendado hábitos preventivos como: prática de exercícios físicos regulares; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; controle de peso corporal, pressão arterial e do colesterol e glicose; não fumar e não abusar de bebida alcoólica; evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais; beber água; realizar uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins; não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica, etc.

Campanha
A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil, e os materiais informativos são divulgados em todas as regiões, tendo em média 500 eventos realizados nos últimos dois anos.

Ao longo dos anos, essa campanha de prevenção tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações

sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.