Ter, Maio
Sexta, 17 Março 2017 05:35

Representantes de Bebedouro participam do lançamento de vídeo sobre aplicação de agrotóxicos

Foi lançado na manhã de quinta-feira (16), no Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII, o vídeo “Cuidados na Aplicação dos Agrotóxicos”, referente ao projeto “Avaliação de Risco e conscientização do câncer ocupacional em trabalhadores rurais na região de Barretos”, uma iniciativa do Cerest Regional de Bebedouro, Fundação Pio XII, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, Inca (Instituto Nacional de Câncer), Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O projeto, coordenado pelo pesquisador do Pio XII, Dr. Henrique Silveira nasceu da necessidade de notificação no sistema Sinan Net do Ministério da Saúde, sobre os agravos relacionados ao trabalho no campo para um mapeamento, já que não há notificações sobre o assunto no Brasil. Por meio da parceria já é possível detectar os trabalhadores que ao longo da sua vida laboral contrairão doenças relacionadas à contaminação por agrotóxicos e seus efeitos para um trabalho de prevenção.

A apresentação do vídeo contou com a presença do secretário da Agricultura do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim, a diretora municipal de Saúde Sonia Junqueira, vereadora Sebastiana Tavares e coordenador do Cerest Bebedouro, Wilson Toledo.