Seg, Maio
Quarta, 29 Março 2017 05:07

Atletas da Melhor Idade se preparam para disputar o JORI

Atletas da Melhor Idade se preparam para disputar o JORI Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura incentiva a prática de esporte em todas as idades. Neste ano, Bebedouro sedia o JORI (Jogos Regionais do Idoso). A competição acontece no município pela primeira vez.

Os treinamentos acontecem no CPP (Centro do Professorado Paulista) todas as terças, quintas e sextas-feiras das 13h30 às 16h, nas modalidades de dominó, damas, xadrez, truco e natação.

Na antiga FECCIB, acontecem os treinamentos do vôlei adaptado, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 9h. A Academia Silene Paes também participa dessa preparação com as aulas de Coreografia e Dança de Salão, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 10h. O Tênis de Mesa também está se preparando para as competições - os treinamentos acontecem no Centro de Convivência “Fábrica de Campeões”, no jardim Santo Antônio, todas as terças e quintas-feiras, das 20h às 22h.

Atualmente, a equipe bebedourense conta com cerca de 70 atletas divididos em todas as modalidades. Segundo a treinadora, Daniela Toledo, este ano o objetivo é contar com pelo menos um atleta por categoria: de 60 a 64 anos, de 65 a 69 anos, de 70 a 74 anos, de 75 a 79 anos, de 80 a 84 anos, de 85 a 89 anos e acima de 90 anos, somando uma equipe média de 90 atletas. “Aqueles que tiverem interesse em competir, podem nos procurar nos locais e horários dos treinamentos para que possamos passar mais informações e conversar melhor. Precisamos saber da condição física e de saúde dessa pessoa para então podermos definir se está apto ou não para participar das atividades”, afirma Daniela. “Estamos precisando muito de mulheres que joguem Buraco e Xadrez”, ressalta.

Em 2016, na cidade de Brodowski, a equipe de Bebedouro ficou em 9º lugar da competição com um acumulado de 42 pontos.

Sobre: O JORI (Jogos Regionais do Idoso) é uma competição realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Conta 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade.

A competição tem como objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição. Além de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos.