Sex, Maio
Quarta, 10 Mai 2017 12:24

Ações protetivas para crianças e adolescentes envolve educadores

A programação referente ao tema se estenderá até o dia 30 de junho

Para reforçar a importância do dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, sob o lema Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater, a Prefeitura de Bebedouro, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na terça-feira, 09 de maio, a Formação de Multiplicadores, para dialogarem sobre ações preventivas e protetivas para as situações de violências contra crianças/adolescentes e suas famílias. O encontro contou com a presença de representantes de escolas municipais e estaduais, e foi realizado na Casa dos Conselhos.

Segundo o psicólogo do CREAS, Renato Trevizan da Silva, a proposta dentro desta temática é unificar de forma dinâmica as ações e proteção no espaço escolar, onde crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo. “O principal objetivo da Formação de Multiplicadores é oferecer espaço de escuta, diálogos, trocas e uma base para que os profissionais da Educação trabalhem esses conteúdos dentro do ambiente escolar. E no dia 30 de Junho, serão discutidas as ações realizadas durante esses dois meses”, comenta Silva.

O funcionário da EMEB João Pereira Pinho, Adelci Rosa Sales, reconhece que atualmente os jovens necessitam de atenção tanto dentro das escolas como na sociedade onde estão inseridos. “Nosso objetivo é ajudar tanto os alunos como seus familiares, para que se tornem pessoas melhores. A cada dia o contexto das pessoas muda, sendo necessário que os educadores enxerguem esses diferenciais”, diz Sales.

A coordenadora da Rede Criança e Adolescente, Lucimara Lopes, ressalta que o objetivo da Rede Protetiva, é aproximar todos os parceiros em prol desta causa, para que os atendimentos sejam realizados de forma mais ágil e integrada, atendendo as necessidades. “Esse encontro é fundamental, pois, dessa forma, é possível capacitar as pessoas que trabalham diretamente com as crianças e famílias atendidas”, comenta a coordenadora da Rede Criança.

O próximo evento da Campanha a ser realizado, será na sexta-feira, 12 de maio, às 9h, com a mobilização no Setor Leste da cidade, através de uma passeata e panfletagem, com saída da EMEB Lellis do Amaral Campos. Já na segunda-feira, 15 de maio, a passeata será realizada pelas ruas do Setor Norte.