Sex, Maio
Quinta, 25 Mai 2017 05:23

Capacitação e aprimoramento são focos de preparação para equipes de Vetores e ESF Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O combate e estudo da evolução do ciclo do Aedes Aegypti reuniu cerca de 120 funcionários das equipes da Vigilância Epidemiologia - Vetores e Zoonoses e ESF (Estratégia Saúde da Família), na quarta-feira (23/05), durante o período da manhã, no anfiteatro do Imesb.

O treinamento e capacitação abordou aspectos de sintomas, causas e estratégias de prevenção à dengue, zika e chikungunya, através de instruções da infectologista, Dra. Iara Ramalho Luz, e técnicas apresentadas pela pedagoga, Ellen Luciana dos Santos Ribeiro.

De acordo com a infectologista, a qualificação de agentes de combate de endemias e agentes de saúde conceitua o encaminhamento das pessoas. “Tanto os agentes da ESF, quanto os agentes de endemias – todos mantêm contato com a casa do munícipe e com os moradores. É preciso que todos estejam em sintonia a respeito do trabalho que está sendo feito”, afirma Dra. Iara, que relata sobre a situação do município em relação as patologias. “Demos um grande salto para quem viveu uma epidemia de quase 10 mil casos de dengue em 2015. Estamos com apenas 3 casos positivos, isso é resultado de um trabalho importante, da junção de forças da gestão municipal”, finaliza.

Para a coordenadora da equipe da Vigilância Epidemiologia - Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, o trabalho realizado durante esta manhã é importante para aprimoramento dos conhecimentos dos agentes.  “Passando por essa capacitação, todos levam à população uma informação uniforme, estamos desenvolvendo protocolos para esses atendimentos serem cada vez melhores. Esse trabalho de conscientização deve ser constante, durante todo o ano”, finaliza Melanda.

A pedagoga, Ellen Ribeiro, cita parte do trabalho técnico desenvolvido com as equipes. “Boletins de atendimento, aprimoramento das abordagens, enriquecimento do conteúdo oferecido aos agentes – é parte do trabalho que está sendo desenvolvido com esses funcionários”. Completa sobre a importância dessa preparação. “Sem essa união e a rede de confiança, não sairíamos do lugar. Temos que estar em parceria sempre, assim quem sai beneficiada é a população, nós e nossa família somos parte dessa população, precisamos manter isso em mente sempre e não perder o foco”.

Para a coordenadora da Saúde e Atenção Básica do município, Maristela Campanelli, a atualização sobre as patologias é uma importante maneira de combater as doenças em nossa cidade. “É preciso analisar o quadro epidemiológico do município e realizar uma padronização de ações. Temos que trabalhar juntos, um apoiando o outro, somente assim vamos estar mais preparados para atender melhor a população”. Para Maristela é necessário que a população também desenvolva seu papel de vigilante. “São 10 minutos por semana para que possamos olhar nosso próprio quintal. É preciso desenvolver um hábito de cuidados adequado às mudanças do mosquito. Ele está se adaptando ao frio e voando mais alto, saindo do térreo - precisamos estar atentos”, ressalta.