Dom, Maio
Terça, 27 Junho 2017 10:13

Grande público prestigia concerto da Bachiana Filarmônica regida pelo maestro João Carlos Martins Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O público lotou a igreja matriz de São João Batista, na noite de sábado (24/06), para concerto da Bachiana Filarmônica SESI – SP, regida pelo maestro João Carlos Martins. O programa composto por 11 canções começou com “Jesus Alegria dos Homens” - de Johann Sebastian Bach, e finalizou com Trem das Onze – de Adoniram Barbosa. A pedido do prefeito Fernando Galvão para finalizar foi tocada “Ave Maria” – Charles Gounod.

Maestro João Carlos Martins
Durante entrevista à imprensa, o maestro falou que pela primeira vez após a apresentação em 82 países, havia várias coincidências com a união de Joãos em um mesmo concerto, em uma referência a si mesmo, ao padroeiro de Bebedouro – São João Batista – e Johann Sebastian Bach.

Para o maestro, a Bachiana Filarmônica democratiza a música clássica no Brasil. “Perante Deus somos todos iguais, do mesmo jeito que entramos no Metropolitan, num Carnegie Hall, vamos em uma comunidade como Paraisópolis, que está na periferia das periferias, democratizando a música clássica, todo músico precisa ser um missionário”, ressaltou.

De acordo com João Carlos foram 202 apresentações em 2016, com a participação de 14 milhões de ouvintes. A Bachiana é a principal orquestra da iniciativa privada da América Latina que por seis vezes lotou o Carnegie Hall e o Lincoln Center, ambos em Nova Iorque. O projeto da filarmônica é fechar o Brasil em forma de coração através da música.

À população bebedourense, João Carlos que passou por 23 cirurgias, deixou de tocar piano por problemas físicos, o que o fez tornar-se maestro, deixou a mensagem: “corram, corram, corram atrás de seus sonhos que quando menos esperarem, os sonhos acabam correndo atrás de vocês”, finalizou.