Sex, Abr
Sexta, 12 Janeiro 2018 13:46

Defesa Civil informa causas do aumento de chuvas

Até março, a previsão de chuvas está acima da média na região norte paulista

A Defesa Civil de Bebedouro informa que o período prolongado e frequente de chuvas se deve a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

De acordo com o presidente da Defesa Civil, Márcio Martins, em muitas áreas do Sudeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da ZCAS, que em média atua por um período de quatro a dez dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano.

Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos,  é uma grande e prolongada zona de convergência de fluxos de umidade sobre o país, sendo resultado da interação da circulação de vários sistemas meteorológicos: frentes frias na costa do Sudeste, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Nordeste (VCAN), sistema de circulação ciclônica que se forma em torno de 10 km de altitude, e a Alta da Bolívia - grande sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica) que se estabelece sobre o país em torno de 10 mil metros de altitude.

Recomendações da Defesa Civil durante o período chuvoso
Durante a chuva, se estiver em local seguro, não saia;
Não deixe seu filho brincar nas águas das chuvas e enxurradas;
Não passe por áreas alagadas e com enxurrada, sob o risco de ficar ilhado;
Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores. Elas atraem raios e seus galhos podem cair. Evite acidentes;
Não tente enfrentar a correnteza, de carro ou a pé;
Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

Como se proteger dos raios
Evite lugares abertos em dias chuvosos (campos de futebol, pastos etc.) e fique longe de objetos altos (árvores, postes, quiosques e caixas d’água), metálicos (cercas de arame, tratores, postes, escadas) e isolantes (postes de energia e coberturas de metal);
Ao notar o tempo fechado, com propensão a relâmpagos, evite andar de bicicleta, a cavalo ou de moto. Nessas circunstâncias, não é recomendável soltar pipas ou carregar varas de pesca;
Se não encontrar abrigo por perto, fique agachado em um ponto seguro até a tempestade passar;
Em casa, antes da tempestade, desligue os aparelhos domésticos da tomada e evite usar o telefone. Afaste-se de janelas, torneiras, canos elétricos. Evite andar descalço ou tomar banho nesse período;
Lembre-se: um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, e pode ser fatal.
Não permaneça em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamento;
Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Alertas da Defesa Civil Estadual
Qualquer cidadão residente no estado de São Paulo pode se cadastrar para receber alertas de risco de desastres direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto e pode ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse, mas atenção, um SMS para cada CEP e não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Participe e se mantenha informado. http://www.defesacivil.sp.gov.br/.