Sex, Maio
Terça, 09 Abril 2019 07:00

“Abril Laranja” apoia prevenção aos maus tratos contra animais

Prefeitura, Canil e Polícia trabalham contra abandono e maus tratos

A Prefeitura de Bebedouro por meio do Canil Albergue Municipal e do 1º Distrito Policial trabalham no combate a violência e maus tratos de animais.

A campanha “Abril Laranja” foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa, isto porque, infelizmente, os maus tratos ainda são uma forte realidade no mundo todo.

“Os maus tratos e abandonos acontecem sobretudo porque muitas pessoas ainda veem o animal como sua propriedade, por isso, acham que podem fazer o que quiserem, como se fossem objetos. A falta de um planejamento, pelas pessoas, orientadas sob os princípios da guarda responsável, acarreta várias consequências, como a compra de animais pelo mero impulso de consumir”, explica a coordenadora do Canil Albergue de Bebedouro, Regina Melanda.

Pode ser possível que uma pessoa que tenha presenciado uma situação de maus tratos não saiba como ou para quem denunciar. Nesses casos, o procedimento é ir até o 1º Distrito Policial de Bebedouro, que recebe as denúncias e encaminha para os procedimentos legais em cada caso.

Abril Laranja- O Brasil possui parâmetros legais para punir quem pratica agressões físicas, abandono ou tráfico de animais, como afirma a responsável pelas denúncias no município, Viviane Bergamaschi Vasconcelos. “Na Lei 9605/98, artigo 32, afirma-se que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. Algumas pessoas podem acreditar que as crueldades praticadas contra animais acontecem devido à falta de conhecimento de que se trata de um crime”, ressalta Viviane.

Denúncias - Em Bebedouro, as denúncias podem ser feitas no 1º Distrito Policial, localizado à Rua São João, 758 – centro, ou através do telefone (17) 3342-2233 ou (17) 3343-7474.

Informações sobre adoção e guarda responsável podem ser adquiridas no Canil através do telefone (17) 3343-9394.