Dom, Maio
Quarta, 07 Agosto 2013 08:37

Defesa Civil de Bebedouro participa de curso no CPTEC-INPE e CEMADEN

Os membros da Defesa Civil de Bebedouro estiveram no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (CPTEC-INPE)  e no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), no dia 31 de julho.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luiz Antônio Luciano da Silva, o curso propiciou aos membros conhecer a história da Instituição, no cenário da meteorologia brasileira, sua rotina operacional, os projetos em andamento, elaboração do boletim, infraestrutura e o estabelecimento de contatos importantes para Bebedouro.

“Como a Defesa Civil em Bebedouro trabalha em busca de aumentar a capacidade da sociedade na redução dos efeitos das catástrofes naturais, diminuindo o número de vítimas e os prejuízos decorrentes, a partir do fornecimento de informações sobre risco iminente de desastres naturais, foi realizado esse contato ficando à disposição do Cemaden todas as informações de nosso município, inclusive uma particularidade observada por membros da Defesa sobre as chuvas em nosso município”, explicou o coordenador.

Municípios Monitorados - Em conformidade com a designação da Casa Civil, o CEMADEN monitora 341 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. A condição básica para um município ser monitorado pelo CEMADEN é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural.

Bebedouro atualmente não se encaixa no monitoramento, pois as enxurradas, mesmo que decorrentes de chuvas fortes, não apresentam grande risco à população. Entretanto, não está descartada a possibilidade de o município vir a fazer parte do monitoramento futuramente.

Lido 4124 vezes Última modificação em Sexta, 16 Agosto 2013 09:02