Sidebar

19
Ter, Mar

Defesa Civil de Bebedouro

Criada em 2002, através da Lei 3.153/2002, regulamentada pelo Decreto nº 10.782/2014, atualmente a Portaria Municipal nº 33.280/2021 nomeia os integrantes da Defesa Civil.

Vinculada à Secretaria de Defesa, Desenvolvimento Social e Cidadania, tem como principal objetivo um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

A Defesa Civil de Bebedouro têm como Coordenador o servidor público Luiz Antônio Luciano da Silva.

A história da Defesa Civil em Bebedouro tem início na chegada dos Bombeiros na cidade em 1977, socorrendo a população nos desastres ocorridos ao longo da história deste município. 

Sobre a Lei 3.153/2002 (COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).

No ART. 1° - Fica criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do Município de Bebedouro, diretamente subordinada ao Prefeito Municipal, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade.

ART. 2º - Para as finalidades desta Lei denomina-se:
I - Defesa Civil: o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social;
II - Desastre: o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pela ação humana, sobre um ecossistema, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais;
III - Situação de emergência: reconhecimento legal, pelo Poder Público, de situação anormal, provocada por desastre, causando danos suportáveis à comunidade afetada;
IV - Estado de Calamidade Pública: reconhecimento legal, pelo Poder Público, de situação anormal, provocada por desastre, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade ou à vida de seus integrantes.

ART. 4º - A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) constitui órgão integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil.

ART. 5º - A COMDEC compor-se-á de:
I – Coordenador;
II – Conselho Municipal;
III – Secretaria;
IV – Setor Técnico;
V – Setor Operativo.

As operações realizadas todos os anos pela Defesa Civil são
:

OPERAÇÃO VERÃO: ocorre entre os meses de dezembro a março, período de chuvas intensas. Neste período a Defesa Civil trabalha na prevenção, monitorando a chegada de grande volume de chuvas; Durante a precipitação, socorrendo e orientando a população; Depois nos transtornos causados, buscando recursos para os reparos. 

OPERAÇÃO ESTIAGEM: ocorre entre os meses de maio a outubro, período seco do ano. Neste período a Defesa Civil trabalha na orientação a população sobre os perigosos da baixa umidade do ar, raios ultravioletas, combate a queimadas em áreas de preservação ambiental, auxilio os Bombeiros em ocorrências e demais recomendações a população. 

As atividades descritas são exercidas através de estações meteorológicas particulares e públicas, monitoramento de radares do IPMET e REDEMET, previsões meteorológicas da Defesa Civil de São Paulo, Inmet , Cptec e Cemaden. O monitoramento das queimadas são feitas através dos radares meteorológicos, aplicativo Dbqueimadas/inpe e visualmente através de câmeras particulares pela cidade. Grupos de informações em redes sociais complementam o recebimento das informações.  Conta com um caminhão para o atendimento as ocorrências. 

Localização
Sede administrativa: Avenida dos Antunes, s/n., centro
Telefones: (17) 3343-3667.
Emergência: 199.
Base Centro Integrado de Emergência: Avenida Prefeito Joaquim Alves Guimarães, s/n, Jardim Claudia I.
Facebook da Defesa Civil: https://www.facebook.com/defesacivilembebedouro/



Lido 34614 vezes

Quantos online

Temos 235 visitantes e Nenhum membro online