Seg, Maio
Quarta, 13 Mai 2015 05:38

Aeronave do Museu Eduardo André Matarazzo passa por limpeza

Aeronave do Museu Eduardo André Matarazzo passa por limpeza Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Modelo ganhou o céu do Brasil nas décadas de 60 e 70

Uma parceria entre Prefeitura de Bebedouro, Museu Eduardo André Matarazzo e ABRAPAER (Associação Brasileira de Preservação Aeronáutica) viabilizou a limpeza de uma aeronave do acervo do museu, referência regional em aviação. A ação aconteceu na sexta-feira (01) e sábado (02).

A limpeza contou com a colaboração de aeronautas, mecânicos de aviões e profissionais de logística, segurança e história, de São Paulo (ABRAPAER). “A prefeitura faz questão de ajudar esta missão de preservar a memória e o patrimônio histórico-cultural da Aviação Brasileira, em especial, de Bebedouro. O Museu faz parte da nossa história e daremos andamento no apoio a essas iniciativas”, informa o diretor de Desenvolvimento Econômico, Lucas Gibin Seren.

Marta Bognar, presidente da ABRAPAER, explica que a associação reúne profissionais de diferentes locais, inclusive de outros estados. “Parabéns à prefeitura e a cidade de Bebedouro por divulgar o Museu como seu mais importante ponto turístico. O município tem muita sorte em sediar este acervo único, rica fonte para educação e lazer”.

Outras aeronaves do museu também passarão por limpeza. As visitas ao Museu podem ser realizadas de quinta-feira a domingo, das 09h às 16h30.  Escolas podem agendar, gratuitamente, pelo fone (17) 3342-2255.

Manutenção - O veículo passou pelos primeiros procedimentos de preservação - higienização externa  e tratamento da superfície, danificadas pela ação do tempo. O próximo passo será diagnosticar quais pontos necessitam de reparos para, em seguida, finalizar o projeto de   restauração.

Aeronave – A aeronave é um DC3 prefixo PP-VBK, da VARIG. Possui dois motores Pratt & Whitney, de 1.200 HP cada. Tem peso bruto de 12.200kg com capacidade para até 32 passageiros. O  DC3 começou a ser fabricado em 1935 e ganhou o céu do Brasil nas décadas de 60 e 70, durante a “era de ouro da aviação”. O modelo foi utilizado pela FAB e todas as companhias aéreas do Brasil, à época: Varig, Vasp, Sadia, Cruzeiro, Real, Aerovias, Savag, Panair, Aeronorte, NAB e Paraense, ganhando fãs da aviação por todo território nacional. A aeronave foi utlizada pelas Força Aérea dos Estados Unidos e, após a Segunda Guerra Mundial, foi vendido para o Brasil (Varing, 1948).

Museu - Instalado em um prédio da Prefeitura, possui um acervo de armas, máquinas, veículos e uma rica coleção de aeronaves antigas.  Algumas destas aeronaves estão expostas ao ar livre e necessitam de cuidados especiais. O Museu pertence à família MATARAZZO que, há décadas, luta pela preservação deste patrimônio histórico de Bebedouro.