Sex, Maio
Quarta, 02 Março 2016 08:12

Professores e alunos entram na luta contra a dengue em Bebedouro

Cidade reduziu em quase 100% os casos em janeiro e fevereiro

Os alunos da educação infantil e ensino fundamental entraram na guerra contra o Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEB) está mobilizando as escolas para torna-las um grande centro de mobilização. Estão sendo desenvolvidas ações educativas e pedagógicas em parceria com o Departamento de Saúde. A iniciativa pertence ao Plano de Ações desenvolvido pelo Vetores e Zoonoses.

A secretária de Educação, Ana Silvia Bergantini Miguel, acredita que o resultado é imediato. “Será expresso em novas atitudes e, assim, em um ato educativo. É mais uma alternativa importante para proteger toda a população. Somente com a união de todos vamos conseguir vencer esse enorme desafio!”, enfatiza a professora. “O prefeito solicitou para intensificar as ações educativas dentro das escolas”, completa.

Palestras informativas para os cerca de 600 professores e alunos do ensino fundamental, somadas a várias atividades lúdicas vão conquistar a criançada. Haverá peça teatral e jogos interativos. “É importante manter a criança atualizada sobre a doença, mas de forma divertida. Criança aprende brincando. Elas são nossos ‘soldadinhos’ nesta luta. Temos muitas ações desenvolvidas pela Saúde, mas a união com as escolas é fundamental para manter o mosquito longe das nossas crianças”, acredita o prefeito Fernando Galvão.

Confira o Cronograma:

Treinamento professores “Todos juntos contra o Aedes aegypti
Datas: 29/02; 01/03 e 02/03/2016
Local: Horário: IMESB

Peça Teatral com o Grupo Artsol
Data: 07 a 10 de março
Público alvo: alunos da Educação Infantil II (4 a 5 anos

Jogos Interativos de prevenção ao mosquito Aedes
Data: de 14 a 18 de março
Responsáveis: Departamento de Vetores e Zoonoses de Bebedouro

Palestras educativas
Data: março
Responsável: coordenador de Meio Ambiente da SEMEB
Público-alvo: alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental
Foco: serão observadas as fases do mosquito através da lupa binocular

Casos de dengue (comparativo):

Janeiro e fevereiro de 2015: 1.290 casos confirmados
Janeiro e fevereiro de 2016:      05 casos confirmados

Confira outras ações no combate à dengue:

Larvicida biológico – A equipe da prefeitura percorre todas as residências e pontos estratégicos e aplica o produto [Bacillus thuringiensis israelenses] em locais que apresentam larvas. O larvicida ataca o sistema digestivo e mata as larvas. Foram doados 1.500 litros do bacilo, material suficiente para um ano e meio de trabalho de campo na cidade. “Bacillus thuringiensis israelensis atende a todos os critérios ambientais, é homologado pela Anvisa e recomendado pelo Ministério da Agricultura. Como age exclusivamente na larva não prejudica animais, plantas e a natureza”, informa o diretor de Meio Ambiente, Lucas Seren.

Sorteio – A Sicoob Credicitrus e a Prefeitura lançaram a campanha “Cooperação Contra a Dengue” em dezembro, com o objetivo de estimular a população bebedourense a eliminar os criadouros do mosquito. E, como estímulo, a Sicoob Credicitrus realizará quatro sorteios, que totalizam 20 cartões vales-presentes no valor de R$ 1 mil cada, para quem estiver com seus quintais em dia contra a doença. O primeiro sorteio aconteceu em janeiro - todos os sorteados estavam com os quintais limpos e receberam R$ 1 mil. O próximo sorteio será no dia 18 de março.

Visitas – As visitas domiciliares foram intensificadas e ganharam a ajuda de agentes comunitários de saúde, do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF. Mais de 120 agentes – de ESF e de combate s endemias - estão diariamente nas ruas de Bebedouro, vistoriam casas e orientam a população. “A conscientização é muito importante. A prefeitura faz o seu trabalho, mas é imprescindível que a população também faça o seu”, diz a coordenadora de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, Melanda.

Crotalária – O Departamento de Saúde distribui, há mais de um ano, sementes da planta crotalária. “Este ano decidimos ampliar este trabalho. Percebemos, em 2015, que muitas pessoas não plantavam as sementes. Agora plantamos crotalária no Horto Municipal e, assim que atingir o tamanho ideal, vamos distribuir gratuitamente à população”, diz o diretor de Saúde, Antônio Feltrim. A crotalária atrai a libélula, predador natural do Aedes aegypti, que busca colocar ovos em água parada – igual ao Aedes. Essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, eliminando com aquele foco.

Mutirões – A Prefeitura de Bebedouro realiza diversos mutirões contra a dengue. A equipe percorre bairros de todas as regiões da cidade – divididas em quatro setores. “É uma ação importante neste conjunto de ações. É importante o morador abrir o portão e receber nossos agentes. Convido a população a continuar colaborando com nossos mutirões”, diz o vice-prefeito e médico, Romulo Camelini.

Córregos e larvicida – Desde julho a prefeitura realiza um trabalho intensivo nos córregos da cidade. A equipe de agentes de combate às endemias aplica o larvicida biológico nas margens de todos os córregos de Bebedouro.

Parcerias – “Busquei apoio da Coopercitrus e Credcitrus, que ajudaram muito. As cooperativas acreditaram no nosso projeto e colaboraram com a doação do bacillus e a realização da promoção, em parceria com a prefeitura, para incentivar a limpeza dos quintais. Os agentes de combate as endemias e a população em geral estão muito empenhados e se transforam em nossos soldados nesta guerra. Só tenho a agradecer a parceria de todos”, agradece Galvão.

Equipe – Bebedouro possui mais de 100 agentes de campo, mantidos durante todo o ano. “Vamos casa a casa. Trabalhamos a conscientização, limpeza, eliminação. Ano passado encontrávamos de 70 a 100 criadouros por dia. Hoje são apenas 10 e trabalhamos para reduzir ainda mais”, diz Regina Melanda.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-6100.